Não
devemos esperar que o computador traga uma solução mágica para a Educação, mas,
certamente, poderá ser usado pelo professor como um importante instrumento
pedagógico. Sabendo explorar esta ferramenta para trabalhar com projetos que
surgirão na sala de aula, o educador poderá proporcionar uma aprendizagem
construcionista, contextualizada e significativa. O aprendizado deixa de ser
fragmentado e os projetos podem envolver diferentes disciplinas, tornando o
ensino cooperativo e interdisciplinar e a avaliação formativa e construtiva.
O
computador não poderá substituir o professor. O processo ensino-aprendizagem
não será privado das relações humanas imbuídas de emoção e afetividade, pois o
professor é fundamental para desenvolver as habilidades, o lado afetivo e os
valores de cada aluno.
O
grande desafio que a nova tecnologia traz para o educador é transformar o aluno
em agente do seu próprio desenvolvimento intelectual, afetivo e social. Para
isso, o professor precisa estar preparado para o uso desta tecnologia que fará
a Educação deixar de ser mera transmissora de informação para ser promotora da
construção do conhecimento do aluno. Seu papel será, mais do que nunca,
fundamental no ensino-aprendizagem, pois a ele caberá ser o facilitador desta
nova construção do conhecimento, mas é preciso haver uma mudança na escola e a
valorização do professor na sociedade, mostrando sua importância na formação
dos futuros cidadãos.
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