Utilizando as facilidades que o computador nos proporciona, é possível criar textos e conectá-los através de links de uma forma tão prática. Você pode cortar, copiar, apagar, editar, mover,enfim, tudo o que antes era muito limitado no papel, se transformou em brincadeira de criança. Escrever uma reportagem ou um trabalho de pesquisa, sem dúvida, que é mais rápido o auxílio do teclado, do que com a caneta.
A escola tem um papel fundamental de informar e conscientizar o aluno de que podem fazer uso de leitura e escrita digital desde que seja adequada ao contexto do cotidiano escolar.
Todas estas mudanças são boas, nos ajudou a poupar tempo. Um dos pontos negativo com certeza é falta de capacitação, e também a nossa falta de tempo, mas, se tivermos interesse e vontade de aprender conseguiremos, basta correr atrás.
Na minha perspectiva, a utilização do computador na sala de aula faz sentido para apoiar a realização do trabalho nas várias áreas curriculares, tanto nas atividades individuais como coletivas.
Escrever uma história, um relato de uma visita de estudo ou de uma experiencia, uma carta ou e-mail, uma notícia para o jornal ou blog da turma, realizar pesquisas na Internet, preparar a apresentação de um trabalho de estudo, explorar software educativo sobre determinado tópico, construir tabelas e gráficos, desenhar, inserir e modificar imagens em documentos de trabalho, são exemplos das múltiplas atividades que podem ser realizadas pelos alunos utilizando o laptop na sala de aula.
Penso que o fundamental é fazer com que as atividades realizadas com o computador tenham significado para a vida da turma enquanto espaço de aprendizagem, de produção e de partilha de conhecimentos.
Todas estas mudanças são boas, nos ajudou a poupar tempo. Um dos pontos negativo com certeza é falta de capacitação, e também a nossa falta de tempo, mas, se tivermos interesse e vontade de aprender conseguiremos, basta correr atrás.
Na minha perspectiva, a utilização do computador na sala de aula faz sentido para apoiar a realização do trabalho nas várias áreas curriculares, tanto nas atividades individuais como coletivas.
Escrever uma história, um relato de uma visita de estudo ou de uma experiencia, uma carta ou e-mail, uma notícia para o jornal ou blog da turma, realizar pesquisas na Internet, preparar a apresentação de um trabalho de estudo, explorar software educativo sobre determinado tópico, construir tabelas e gráficos, desenhar, inserir e modificar imagens em documentos de trabalho, são exemplos das múltiplas atividades que podem ser realizadas pelos alunos utilizando o laptop na sala de aula.
Penso que o fundamental é fazer com que as atividades realizadas com o computador tenham significado para a vida da turma enquanto espaço de aprendizagem, de produção e de partilha de conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário