Educar para a vida: o trabalho, o carinho e a técnica do
professor
A
influência psicológica mais marcante que a criança recebe, principalmente no
início de sua escolaridade, é do professor, podendo ser comparada apenas com
àquela que exercem os pais.
A
adaptação na escola, o desenvolvimento cognitivo e emocional, a personalidade e
o desempenho acadêmico da criança refletem, em grande parte, o trabalho, o
carinho e a técnica do professor.
O
professor precisa estar sempre atualizado, ler muito, tomar conhecimento dos
diferentes aspectos do desenvolvimento infantil e, principalmente, enxergar
cada criança como ser único que ela é, e não como mais uma na sala de aula.
No contexto social, o professor é o primeiro mentor que a criança tem na vida, fora da família. É fato que as crianças dependem dos professores para se tornarem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para com a sociedade. Sabemos que a cidadania, a política, as condições socioeconômicas e a saúde têm início na educação, na escola. Quanto pior é a escola, mais submisso, vulnerável e ignorante um povo se torna.
No contexto social, o professor é o primeiro mentor que a criança tem na vida, fora da família. É fato que as crianças dependem dos professores para se tornarem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para com a sociedade. Sabemos que a cidadania, a política, as condições socioeconômicas e a saúde têm início na educação, na escola. Quanto pior é a escola, mais submisso, vulnerável e ignorante um povo se torna.
Não
podemos pensar sobre a educação sem analisar o contexto social, político e
econômico em que ela é gerada. Devido ao quadro de desigualdade, de
heterogeneidade que caracteriza a sociedade brasileira, nossa educação é
considerada uma das piores do Mundo.
Segundo
o Projeto Pisa (Pesquisa do Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que
avaliou alunos de 40 países, o Brasil ficou com 37º lugar em Leitura, 39º lugar
em Ciências e 40º lugar em Matemática! A pesquisa também mostrou que 80% dos
nossos estudantes está entre o nível de aprendizado insuficiente e péssimo.
Este
é o resultado de um país onde a educação deixou de ser a prioridade, em
detrimento a inúmeros interesses secundários, haja vista o orçamento destinado
aos salários de quem educa. Sob este aspecto, precisamos pensar na formação e
função do professor como “construtor” das bases de uma criança, não apenas pelo
que ela é, mas também pelo que ela virá a ser para o mundo.
Transmitam
às suas crianças conteúdos válidos para a vida e adotem o ato de educar e
cuidar. Não esperem receber crianças prontas para aprender, se preparem para o
sabor da vitória de ensinar a pensar e a agir.
Sejam
agentes de transformação da sua comunidade através da educação dos seus alunos.
Sejam profissionais felizes e elogiados no seu meio, façam diferente!
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