quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Curso UCA-Refletindo sobre projetos na Escola
O projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade.
O Trabalho com projeto oferece inúmeros benefícios tanto aos alunos quanto aos professores. Para os alunos, os benefícios incluem atitudes mais positivas com relação ao aprendizado.  A aprendizagem passa a ser significativa na qual eles deixam de seguir ordens e passam a executar atividades de aprendizagem direcionadas por eles mesmos, deixando de depender somente do professor. Os projetos dão margem a perguntas desafiadoras colocando os alunos em uma posição ativa de tomada decisões.
Ao trabalhar com projetos constitui uma condição para a melhoria da qualidade do ensino, mas para isso deve ser interdisciplinar, superando as fragmentações existente entre as disciplinas e contribuindo para a formação global do educando, levando-o a um melhor entendimento do mundo concreto e à compreensão destas relações. E quanto as novas tecnologias, é necessário associar a essas ações inovadores o computador e suas variadas ferramentas que só poderá enriquecer, ainda mais, nossos projetos, promovendo a autonomia dos alunos, que passam a ser produtores de seu conhecimento.
Quando utilizamos o computador e seus vários aplicativos no desenvolvimento de nossas aulas, em nossos projetos, o aluno construirá o seu próprio conhecimento. O computador passa a ser uma máquina para ser ensinada, propiciando condições para o aluno descrever resolução de problemas, refletir sobre os resultados obtidos e depurar suas ideias da busca de novos conteúdos e novas estratégias. Os projetos interdisciplinares possibilitam uma interação entre os alunos, fazendo com que o aluno se reconheça como elemento integrante do processo de ensino e aprendizagem.
O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.
Ao desenvolver meus projetos, com meus alunos, me sinto realizada, pois todos ficam deslumbrados quanto digo que vamos trabalhar com o computador, fazem as atividades propostas com bastante interesse, ansiosos para aprender cada dia mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário