sexta-feira, 16 de novembro de 2012

“Avaliação das aulas com uso do Laptop”
Ao avaliar as aulas com o uso do laptop,  que realizei junto aos alunos da turma do 4º ano “A”, na Escola Municipal Profº Adenocre Alexandre de Morais, no período matutino. Nas primeiras aulas tive um pouco de dificuldades, aconteceram algumas situações que atrapalharam o desenvolvimento das aulas, como por exemplo: as dificuldades dos alunos ao manusear o laptop, pois muitos não tinham acesso a nenhum computador, dificuldades de chegar até o site da atividade, impaciência por parte dos alunos, pois os mesmos queriam atendimento individual o tempo todo, a lentidão ao conectar a internet e, em alguns casos, não conseguimos. Mas, depois os alunos ficaram super curiosos para aprender a utilizar o laptop e logo se adaptaram, descobrindo recursos no aplicativo, conseguindo maior autonomia no desenvolvimento das outras aulas. Nas outras aulas já conseguiram ligar o laptop e acessar ao endereço ou link com maior facilidade e com isso, as aulas foram mais produtivas. As aulas foram desenvolvidas com os alunos de várias formas: individuais, em duplas e até de três ou mais alunos, mas cada um com seu laptop e uns ajudando aos outros, aprendendo e ensinando, se interagindo.
Os laptops vieram para dar mais dinâmicas as aulas, que ficaram mais atrativas, com novas descobertas, proporcionando aos alunos e professores aulas mais construtivas.
O computador está trazendo uma nova forma de aprender e um novo interesse pela escola. Ele pode se tornar um catalisador de mudanças. Por meio dele, cria-se a possibilidade de a criança aprender brincando, construindo o seu próprio conhecimento, sem ser punida por seus erros. Além, disso, o computador transforma o ensino tradicional em aprendizado contínuo, facilita o diálogo e a troca entre os diferentes, a valorização das potencialidades e das habilidades de cada um, com a vantagem extra de ajudar o educador e o aluno a se tornarem parceiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário