Fotos das aulas com o laptop
Mulher, decidida, amiga, caseira, tímida, meiga, sonhadora, cuidadosa, corajosa, charmosa, elegante, madura, carinhosa, e acima de tudo: apaixonada pela Educação.
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
“Avaliação das aulas com uso do Laptop”
Ao avaliar as aulas com o uso do laptop, que realizei junto aos alunos da turma do 4º ano “A”, na Escola Municipal Profº Adenocre Alexandre de Morais, no período matutino. Nas primeiras aulas tive um pouco de dificuldades, aconteceram algumas situações que atrapalharam o desenvolvimento das aulas, como por exemplo: as dificuldades dos alunos ao manusear o laptop, pois muitos não tinham acesso a nenhum computador, dificuldades de chegar até o site da atividade, impaciência por parte dos alunos, pois os mesmos queriam atendimento individual o tempo todo, a lentidão ao conectar a internet e, em alguns casos, não conseguimos. Mas, depois os alunos ficaram super curiosos para aprender a utilizar o laptop e logo se adaptaram, descobrindo recursos no aplicativo, conseguindo maior autonomia no desenvolvimento das outras aulas. Nas outras aulas já conseguiram ligar o laptop e acessar ao endereço ou link com maior facilidade e com isso, as aulas foram mais produtivas. As aulas foram desenvolvidas com os alunos de várias formas: individuais, em duplas e até de três ou mais alunos, mas cada um com seu laptop e uns ajudando aos outros, aprendendo e ensinando, se interagindo.
Os laptops vieram para dar mais dinâmicas as aulas, que ficaram mais atrativas, com novas descobertas, proporcionando aos alunos e professores aulas mais construtivas.
O computador está trazendo uma nova forma de aprender e um novo interesse pela escola. Ele pode se tornar um catalisador de mudanças. Por meio dele, cria-se a possibilidade de a criança aprender brincando, construindo o seu próprio conhecimento, sem ser punida por seus erros. Além, disso, o computador transforma o ensino tradicional em aprendizado contínuo, facilita o diálogo e a troca entre os diferentes, a valorização das potencialidades e das habilidades de cada um, com a vantagem extra de ajudar o educador e o aluno a se tornarem parceiros.
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
Curso UCA-Refletindo sobre projetos na Escola
O projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade.
O Trabalho com projeto oferece inúmeros benefícios tanto aos alunos quanto aos professores. Para os alunos, os benefícios incluem atitudes mais positivas com relação ao aprendizado. A aprendizagem passa a ser significativa na qual eles deixam de seguir ordens e passam a executar atividades de aprendizagem direcionadas por eles mesmos, deixando de depender somente do professor. Os projetos dão margem a perguntas desafiadoras colocando os alunos em uma posição ativa de tomada decisões.
Ao trabalhar com projetos constitui uma condição para a melhoria da qualidade do ensino, mas para isso deve ser interdisciplinar, superando as fragmentações existente entre as disciplinas e contribuindo para a formação global do educando, levando-o a um melhor entendimento do mundo concreto e à compreensão destas relações. E quanto as novas tecnologias, é necessário associar a essas ações inovadores o computador e suas variadas ferramentas que só poderá enriquecer, ainda mais, nossos projetos, promovendo a autonomia dos alunos, que passam a ser produtores de seu conhecimento.
Quando utilizamos o computador e seus vários aplicativos no desenvolvimento de nossas aulas, em nossos projetos, o aluno construirá o seu próprio conhecimento. O computador passa a ser uma máquina para ser ensinada, propiciando condições para o aluno descrever resolução de problemas, refletir sobre os resultados obtidos e depurar suas ideias da busca de novos conteúdos e novas estratégias. Os projetos interdisciplinares possibilitam uma interação entre os alunos, fazendo com que o aluno se reconheça como elemento integrante do processo de ensino e aprendizagem.
O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.
Ao desenvolver meus projetos, com meus alunos, me sinto realizada, pois todos ficam deslumbrados quanto digo que vamos trabalhar com o computador, fazem as atividades propostas com bastante interesse, ansiosos para aprender cada dia mais.
Assinar:
Postagens (Atom)